sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A SURPREENDENTE BANDA "LÚDICOS DO ROCK"!!!

LÚDICOS DO ROCK



Quanto mais eu fuço por esta Campinas, mas me surpreendo com a quantidade e qualidade de músicos campineiros que não ficam a dever absolutamente nada para os músicos considerados figurões no cenário musical brasileiro!

Conheci por mero acaso o trabalho dessa banda, numa dessas lúdicas conspirações favoráveis do universo e confesso que fiquei surpreso não só com a qualidade musical, harmônica e poética, mas também com a filosofia do movimento lançado há poucos anos.

Na verdade a banda "Lúdicos do Rock" não é apenas mais uma banda de rock and roll. É muito mais do que isso! Eles tem uma proposta lúdica e inédita de fazer uma fusão entre arte, poesia e música, que é uma utopia do seu vocalista e compositor de criar um movimento artístico-cultural para o início do século XXI denominado por ele mesmo de "ROCK-ARTE".

Formada em meados de 2005, quando o vocalista e compositor CRISTIANO ALMEIDA conheceu na faculdade o guitarrista ANDRÉ CORSI, ambos alunos de comunicação social e raulseixistas convictos. Juntos discutiam a possibilidade de montar uma banda que usasse elementos contemporâneos, mas que ao mesmo tempo, bebesse na fonte da velha escola dos músicos e bandas que os influenciaram, que tivesse a liberdade de falar de amor, morte, hipocrisia, dores, tentações tudo junto e misturado na mesma panela de criação.

Cristiano possuía as letras, frutos dos devaneios de sua conturbada vida e influências literárias e André tinha a arte de criar um arranjo que não soasse como algo que já foi ouvido. Neste caminho conheceram o violonista carioca RENATO TONARE que trouxe a química que faltava ao grupo e o tempero foi adicionado pelo baixista OTIZ LUAR e pelo baterista PABLO CÉSARE. Estava formada a banda "LÚDICOS DO ROCK"!

CRISTIANO ALMEIDA considera-se uma artista que nasceu póstumo, pois acha que não será compreendido pelos seus contemporâneos  E se isto for realmente verdade, Cristiano então "saúda aos que nascem hoje, com os quais minhas músicas viverão", diz. Atualmente ele está trabalhando na composição do segundo álbum-livro da banda, e diz que "está fazendo músicas que só farão sucesso em 2060 a 2070 e que espera que a sua filha Manoela NÃO receba os direitos autorais, pois luto pelo fim do Copyright e da propriedade intelectual (não para fins comerciais e sim para reprodução individual e fins didáticos) pois acredito que a cultura, arte e música são necessidades básicas do indivíduo e por isso, são de domínio público e toda propriedade cultural é um roubo". Continua Cristiano dizendo que "hoje ir ao cinema em casal custa 10% de um salário mínimo, ao teatro chega a 20%, vivemos uma calamidade pública cultural e temos que inventar algo como a quebra de patente do AZT, gerando sobrevida ao povo, pois é provado que o acesso à cultura diminui a luta de classes, consequentemente diminuindo a pobreza e a violência, pois todo homem pode e deve ser rico em cultura e possuir um próprio acervo em sua mente".

Em seus shows a banda sempre faz uma PROPOSTA LÚDICA DE DESARMAMENTO, que consiste em trocar uma arma de fogo trazida pelo cidadão, para ser destruída com supervisão da Polícia Federal, por um violão e uma aula gratuita com os músicos da banda. Por enquanto a banda está tentando manter esse projeto com recursos próprios, mas necessitam do apoio de alguma fábrica de instrumentos musicais, empresários ou mesmo um ONG que abrace esta idéia pelo fim da violência.

O primeiro LIVRO-CD foi lançado em 2011 pela E-COLOR EDITORA  e está à venda nas melhores livrarias do Brasil e vem com dois CD do mais puro e bom rock and roll.

Veja a capa do Livro-CD:



Curtam um pouco do trabalho dessa surpreendente banda:







Tem muito material para quem quiser ouvir mais sonZeira da Banda Lúdicos do Rock:



seZjaZZ Ateliê Aberto - dia 17/12/2012


FDS RECHEADO DE BOA MÚSICA EM CAMPINAS

Hoje, sexta, dia 30/11/2012, show da Ilcéi Miriam no Coreto da Praça Carlos Gomes, a partir das 21:30 horas. Antes, às 20:00 horas show com Carol Ladeira.


Carla Vizeu e a Velha Arte do Samba no Tonico's Boteco, também hoje, sexta, à partir das 21:30 horas.



Amanhã, sábado, Choro Pro Santo e Lá Se Vão Meus Anéis no gramado do IB da Unicamp, a partir das 17:00 horas.



Também amanhã, sábado, a partir das 22:00 horas, no Bar do Zé, com a Banda Gangster.



Ainda amanhã, a partir das 20:30 horas, NEON POWER TRIO no Deck Bar em Souzas.



Domingo, dia 02/12, a partir das 16 horas, comemoração do Dia do Samba na sede do IAPI na Vila Teixeira, com Ilcéi Mirian, Pagode da Vó Tiana, Nyva do Grupo Partido Alto, Veruska Nascimento, Juca Ferreira, Valtinho Fidélis e Wanderleu Monteiro.



Ninguém terá desculpa para ficar em casa!

Novo post em Putos Brothers Band


Diário de bordo: Loucura Pouca É Bobagem (antes que o mundo acabe)

by Sylvio Passos

Diário de bordo: Loucura Pouca É Bobagem (antes que o mundo acabe)
Diz um velho deitado que "é lícito enlouquecer uma vez por ano". Acho que estourei minha cota esse ano por uns 2 séculos. O que será de mim em 2013?
Já um outro velho deitado diz que "se o louco persistir em sua loucura, acabará sábio". Tenho dúvidas em relação a isso, embora seja fato que "alucinar não é enxergar e escutar o que não existe e sim a capacidade que só os loucos têm de perceber clara e distintamente o que existe dentro deles mesmos". Logo...
Jack Kerouac diz em seu maravilhoso "On The Road" (que li ainda na adolescência, mas nunca esqueci desse trecho) "E eu me arrastei, como tenho feito toda a minha vida, indo atrás das pessoas que me interessam, porque os únicos que me interessam são os loucos, os que estão loucos para viver, loucos para falar, que querem tudo ao mesmo tempo, aqueles que nunca bocejam e não falam obviedades, mas queimam… queimam… queimam como fogos de artifício em meio à noite.” Me parece que minha vida toda foi e continua sendo exatamente assim, as vezes me parece que sou um "para-raios de loucos". Os fatos corroboram isso.
Mas, finalizando - porque já estou excedendo minha loucura nessa louca madrugada -, não posso deixar de citar "O Lobo Da Estepe", de Hermann Hesseo livro que melhor me traduz na atualidade, embora também o tenha lido há décadas e continua cada vez mais pertinente. "Só Para Loucos (...) E, de fato, se o mundo tem razão, se essa música dos cafés, essas diversões em massa e esses tipos americanizados que se satisfazem com tão pouco têm razão, então estou errado, estou louco. Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes — aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível." Não por acaso, num dos meus heterônimos, assino Steps (Passos, em Inglês) fazendo referencia ao Steppenwolf, de Hesse que também diz que "a sabedoria não pode ser transmitida. A sabedoria que um sábio tenta transmitir soa mais como loucura".
Poderia escrever um pouco mais sobre as minhas múltiplas, contraditórias e loucas personalidades, mas estou louco pra dormir.
Boa noite!
Não há ninguém que possa me culpar.
Vida abstrata, valores éticos, sabores cítricos.
SPassos Sideral Visceral & Surreal, o Puto BRother que olhou pro mundo e viu que tudo era maravilhosamente insano.




quinta-feira, 29 de novembro de 2012

MÚSICA NO CAMPUS DA UNICAMP NESTE SÁBADO!


Futuro secretário de Cultura de Campinas fala sobre projetos


O doutor em música de cinema Ney Carrasco (PSB), de 48 anos, assumirá a pasta


No dia 1o de janeiro, o doutor em música de cinema Ney Carrasco (PSB), de 48 anos, assume a pasta de Cultura em Campinas, uma das mais criticadas dos últimos governos. Desde o primeiro mandato de Hélio de Oliveira Santos (PDT), em 2005, a cadeira de secretário de Cultura foi ocupada por nove pessoas. Apenas neste ano, com Pedro Serafim (PDT) na chefia do executivo, quatro pessoas foram empossadas — a atual é Renata Sunega. Natural de Marília (SP), Carrasco foi criado em São Paulo e está radicado em Campinas há 30 anos. Graduou-se em música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atua como professor e coordenador do programa de pós-graduação.
 
Ney possui vasta experiência em trilhas sonoras para teatro, cinema de animação e vídeo, área pela qual pós-graduou com os títulos de mestre e doutor em música de cinema pelo Departamento de Cinema da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Destacam-se suas direções musicais nas trilhas sonoras para os desenhos do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. Na âmbito administrativo, coordenou o curso de graduação em música da Unicamp de 1999 a 2004, e coordena o programa de pós-graduação em música da mesma universidade desde 2009. Apesar de nunca ter exercido cargos políticos — atuou apenas em política estudantil e sindical —, Carrasco garante que sua gestão está disposta a estabelecer um diálogo profundo com todas as áreas.

Ele disse na entrevista concedida à repórter Marita Siqueira da Agência Anhanguera que "a classe artística e cultural de Campinas será muito respeitada enquanto eu estiver na Secretaria."

Este blog irá acompanhar as ações no novo Secretário de Cultura e irá cobrar pelas promessas feitas.

Fonte: Correio Popular

terça-feira, 27 de novembro de 2012

TIAGO GOMES - NEW STANDARD TRIO EM JUNDIAÍ


ALMA QUATRO NO ALMANAQUE BAR


Todas as terças-feiras o quarteto ALMA QUATRO toca a melhor música instrumental e suas mais variadas vertentes sempre executadas em versões de influência jazzística.

O ALMA QUATRO é formado pelos grandes e refinados músicos FELIPE SILVEIRA (piano), DANIEL "PEZIM" RIBEIRO (Baixo), HELDER SAMARA (Batera) e VINICIUS CORILOW (Sax). 

Essa formação permite a releitura de vários standards de jazz, bem como de outros gêneros musicais, como a bossa nova  sempre renovando a maneira de tocar, com improvisos magníficos de cada um dos integrantes do quarteto, tornando a experiência do público emocionante.

Conheça os integrantes do ALMA QUATRO:


FELIPE SILVEIRA



Pianista, intérprete, arranjador, compositor, natural de Campinas/SP nasceu em 1987. Músico profissional há 10 anos, estudou música popular com Jaime Barbosa (pianista formado em composição pela UNICAMP e professor da UNAERP em Ribeirão Preto) e música erudita com Régis Gomide (professor premiado como melhor intérprete de Carlos Gomes, Liszt e Francisco Mignone, no concurso estímulo da secretaria de cultura do estado de SP).

Neste curto período já adquiriu vasta experiência tocando ao lado de músicos experientes como: Hector Costita, Lito Robledo, Fernando Merlino, Fernando Baeta, Thiago do Espírito Santo, Teco Cardoso, Toninho Ferragutti, Bruno Mangueira, Marcos Cavalcante, Ted Falcon, Michel Leme, Cuca Teixeira, Alex Buck, Idriss Boudrioua, Daniel DAlcantara, Ademir Júnior, Jarbas Barbosa, Phil DeGreg, Rubinho Antunes, Osmário Marinho, Wilson Teixeira, Walmir Gil, Bob Wyatt, Michael Waldrop, David Spencer, Enéias Xavier, Vinicius Dorin, Djalma Lima, Natan Marques, Harvey Wainapel, Chico Amaral, André Limão Queiroz, entre outros.

Acompanhou vários intérpretes como Tirza Silveira, Juliana Caymmi (tendo a oportunidade de tocar com Danilo Caymmi e Fátima Guedes em uma de suas apresentações),  Adyel Silva, Dina Blade, Myrthes Aguiar, entre outros.

Como produtor trabalhou no disco Do outro lado do mar, de João Alexandre, que contou com participações de Abraham Laboriel, Julio Figueroa, Rique Pantoja, Michel Leme, Hélio Delmiro, Leonardo Gonçalves, Rildo Hora, entre outros.

Além de ser integrante fixo da banda de seu pai, o respeitado arranjador, violonista e intérprete João Alexandre, participa atualmente em vários projetos musicais:

Sidmar Vieira Quinteto com Sérgio Machado (bateria), Sidiel Vieira (baixo), Jefferson Rodrigues (sax).

Sidiel Vieira Quinteto com Sérgio Machado (bateria), Sidmar Vieira (trompete), Jefferson Rodrigues (sax).

Raphael Ferreira Quinteto com Sérgio Machado (bateria), Sidiel Vieira (baixo), Fábio Leal (guitarra).

Pepa D'Elia Quarteto com Marcos Souza (baixo), Ricardo Matsuda (violão).

Alma Quatro na casa Café Almanaque juntamente com Hélder Samara (bateria) e Daniel (Pezim) Ribeiro (baixo), e Vinicius Corilow (sax).


DANIEL RIBEIRO CAMPOS
(Pezim)


Daniel Ribeiro Campos, conhecido como "Pezim", natural de Uberaba-MG, é contrabaixista (acústico e elétrico) formado pela Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira. Fez aulas de contrabaixo com Alberto Luccas e Zé Alexandre. 

Além disso, cursou também o curso de verão do Litchfield Jazz Campem 2009 no qual participou de workshops de Dave Liebman, Lionel Loueke e Trio da Paz e teve aulas com os músicos Nilson Matta e Claudio Roditti.

Já se apresentou ao lado de Djalma Lima, Bob Wyatt, Soundscape Big Band Jazz, Wilson Teixeira, Vinícius Dorin, Daniel D’Alcantra, Toninho Ferragutti, Teco Cardoso, Jarbas Barbosa, David Spencer, Marcio Bahia, Dina Blade, entre outros.

Atualmente, desenvolve também outros projetos de música instrumental, Jazz e MPB e apresenta-se em bares, anfiteatros e casas de shows principalmente em São Paulo e Campinas.

Baixista dos bons, este mineiro de Uberaba, radicado em Campinas, é um dos instrumentistas mais notáveis da região, pois a cumplicidade que esse músico tem com o seu instrumento é algo fantástico! É o baixista mais requisitado pela cantora Martina Marana. 

HELDER SAMARA


Esse nome dispensa maiores apresentações, pois esse baterista já é famoso há muito tempo, sendo considerado músico "das antigas" aqui em Campinas. Requisitadíssimo por artistas de renome, sua vasta experiência musical dá à "cozinha" do quarteto de jazz o tempero refinado.

VINICIUS CORILOW



Em 2004 ingressou no curso de Música Popular da Unicamp, onde teve aula com Celso Veagnolli. 

Em 2005 e 2006 participou do festival de musica de Ourinhos, onde teve aula com Mane Silveira, Vitor Alcântara, Bob Wyatt (USA), Cleber Almeida e outros. 

Já participou dos projetos “Música no Rosário” Campinas e Brasil Instrumental (Tatuí), do CD “Trem de Ferro” do grupo Catambá e já se apresentou com o baterista Duda Neves.

Participa do quarteto de saxofones “Sax Bem Temperado”, da banda “Hijos de Fidel”, do Coletivo Orquestral  Unicamp, e do grupo do baterista Nenê entre outros grupos.

Atualmente é o saxofonista do Alma Quatro, onde vem arrancando aplausos do público em seus solos e improvisações.

Almanaque Café:
O bar badalado nos anos 80 e 90, um dos mais tradicionais da região, está instalado na Av. Albino José Barbosa de Oliveira, 1240 • Barão Geraldo, Campinas – SP, oferecendo um ambiente onde todas as formas de culturas, músicas, sabores e aromas se convergem.
Para mais informações:
19 3249.0014


Para entrar em contato sobre alguma dúvida:
contato@almanaquecafe.com.br

Para envio de material
artistico@almanaquecafe.com.br



CANJA - JAZZ DE RUA EM BARÃO GERALDO


A falta de divulgação de eventos culturais na cidade de Campinas por parte da mídia é uma coisa realmente impressionante!

Ontem, segunda-feira, dia 26 de novembro, fiquei sabendo de um evento que é realizado todas as segundas-feiras em Barão Geraldo, em frente à Temakeria Makis Place, que fica na Av. Albino José Barbosa de Oliveira, 976.

Esse evento foi criado pelos alunos do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp e acontece todas as segundas-feiras, durante o ano todo, com exceção durante o período de férias escolares.

É realmente muito interessante esse evento, pois os músicos montam seus equipamentos na calçada em frente à Temakeria e tocam vários estilos musicais, mas quase todos instrumentais. Ontem rolou muito jazz e blues. Além do pessoal da Unicamp, estavam presentes grandes músicos campineiros, como por exemplo o grande batera Helder Samara, o baixista Pézinho (que toca com a Martina Marana), os blues men Paulo Gazella e Bruno Mothé e outros não tão famosos, mas tão feras quanto.

O pessoal da Unicamp apelidou esse evento de "CANJA", pois quem for músico pode dar a sua canja, pois a informalidade é característica dessa jam session.

A boa notícia é que eu descobri esse evento. A má notícia é que na próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, será a última apresentação deste ano.

Mas fica aqui a dica para o ano que vem, após as férias escolares, toda segunda-feira, a partir das 22:00 horas, até por volta da meia-noite, tem música de qualidade rolando em frente à Temakeria de Barão Geraldo!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

UTILIDADE PÚBLICA - APOSENTADORIA DO MÚSICO


APOSENTADORIA DO MÚSICO






Atenção! Instrumentistas e Cantores de todos os gêneros e especialidades, Regentes, Compositores, Professores de Música, Diretores de Orquestras e de Cena Lírica (art. 28 da Lei 3857/60) podem se aposentar como “Músicos”. No ato de sua inscrição na Previdência Social mostre a sua carteira da OMB e recolha como “Músico”. Afinal, é a sua profissão.

Para se aposentar é necessário ser inscrito na Previdência Social, contribuir, mensalmente ou trimestralmente, além de preencher alguns requisitos. Vejamos:

O que é Previdência Social?

A Previdência Social é um seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. Oferece vários benefícios que juntos garantem tranquilidade quanto ao presente e em relação ao futuro assegurando um rendimento seguro. Para ter essa proteção, é necessário se inscrever e contribuir mensalmente ou trimestralmente.

Acesse o link abaixo e faça a sua inscrição:

BANDA GANGSTER TOCANDO SÓ TIM MAIA!





Banda Gangster com teclados e metais só mandando Tim Maia!
É dia 01/12 no Bar do Zé - Av. Albino José Barbosa de Oliveira, 1325Campinas

30/11/2012 - VELHA ARTE DO SAMBA E CARLA VIZEU- TRIBUTO A CLARA NUNES




Na semana do Dia Nacional do Samba, o Tonicos Boteco tem uma sexta especial, em sua deliciosa roda de samba. O VELHA ARTE DO SAMBA recebe a cantora campineira CARLA VIZEU  e o SHOW TRIBUTO A CLARA NUNES. Uma  interprete marcante do samba na Cidade- couvert R$ 15,00 - dia 30/11/2012 às 21,30 hrs. O Tonicos Boteco fica em Campinas, na R. Barão de Jaguara, 1373 · (19) 3236.1664.

Show resgata talento de Clara Nunes



E ela se foi pra cantar, para além do luar, onde moram as estrelas. E a gente fica a lembrar, vendo o céu clarear, na esperança de vê-la, Sabiá”. Assim cantou um dia a sambista Alcione em homenagem à amiga Clara Nunes, à qual chamava de Sabiá. As lembranças foram guardadas por aqueles que a viram brilhar no palco e nas emissoras de TV e rádio. Pouco lembrada pelo público atual para uma pessoa tão representativa na cultura brasileira, na opinião da cantora Carla Vizeu, ex-aluna do curso de Música Popular Brasileira da Unicamp.



Além do resgate, Carla Vizeu apresenta uma Clara que não se limitava à música do candomblé. “Ela tem trabalhos de bossa nova, samba canção, e músicas de Candeia, que apresenta no show.”, antecipa. Fazem parte do repertório a ser apresentado composições de Tom Jobim, Chico Buarque de Holanda, João Nogueira e Paulo César Pinheiro que, segundo Carla Vizeu, foram muito bem representadas pela sambista.

Carla é formada em Música Popular Brasileira pela Unicamp. O seu “romance” com o canto começou durante sua participação no coral do Instituto de Biologia (IB) da universidade, quando trocou os experimentos realizados nos laboratórios do IB pelo som que insistentemente ecoava do departamento de música do IA. A carreira já está marcada por participações como vocalista em shows de Tânia Alves, Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon e Arismar do Espírito Santo. Carla ira cantar com o Velha Arte do Samba.



“Clarear porque é preciso luz”, justifica Carla. “Porque é preciso a força da luz que existia em Clara para sobreviver neste mundo...”, reforça a musicista no texto preparado para a introdução do show.

ADIAMENTO DA ESTRÉIA DE PEÇA TEATRAL SOBRE RAUL SEIXAS



ATENÇÃO!! EM VIRTUDE DA FALTA DE COMPETÊNCIA DA SECRETARIA DE CULTURA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS ESTA PEÇA TEATRAL FOI ADIADA PARA O DIA DO FIM DO MUNDO, 21/12/2012 ÀS 21:00 HORAS NO TEATRO CASTRO MENDES!

Atenção fãs do Raul Seixas. Esta peça teatral é imperdível! Com a PUTOS BROTHERS BAND!

Imprimindo o flyer abaixo, você terá 50% de desconto no ingresso.


A idéia deste espetáculo surgiu no camarim de um show de Raul Seixas em 1983 na Sociedade Esportiva Palmeiras, em São Paulo, numa conversa entre Sylvio Passos, então fundador/presidente do fã-clube oficial de Raul Seixas, o Raul Rock Club, e do produtor e ator de teatro Ton Crivelaro.
“Depois de anos, nos encontramos em Campinas, num show do músico Agnaldo Araújo, e resolvemos retomar o projeto”, explica Sylvio.
“Foi fantástico contar a vida deste grande ídolo e trabalhar com pessoas que além de fãs também são ótimos músicos e atores”, completa o Diretor Ton Crivelaro. “O resultado foi um espetáculo emocionante!”.
A peça mostra um escritor que enquanto escreve um livro sobre a vida do cantor comenta passagens vividas pelos dois.
No papel título está Dylan Seixas que para interpretar Raul Seixas contratou uma nutricionista e perdeu dezoito quilos além de tomar aulas de música e instrumentos para viver o papel deste grande mito da música brasileira.
Espetáculo: MEU AMIGO RAUL

Texto e direção: Ton Crivelaro
Direção musical: Agnaldo Araujo
Assessoria histórica: Sylvio Passos
Gênero: Musical
Classificação: Livre

ELENCO:

Sylvio Passos, Dylan Seixas, Agnaldo Araújo, Bete Bastos, Isadora Rinelle, Camila Cardinalli e Putos Brothers Band
Iluminação: Camila Guinatti
Cenografia e figurinos: Grupo



VIDEOS DA XXIV JAM DA GANGSTER

Para quem perdeu ontem a XXIV Jam Session no Covil da Gangster, aqui vão os vídeos:

Parte 1




Parte 2


A próxima Jam da Gangster já está marcada e terá a participação das bandas D'Promise e BANG LOKO SOUND e será no dia 16 de dezembro de 2012, a partir das 17:00, no Covil da Gangster que fica na Rua Nicarágua, 656 no Jardim Nova Europa em Campinas. Estão todos convidados! Participem dessa bem bolada iniciativa da Gangster!

domingo, 25 de novembro de 2012

Secretaria de Estado da Cultura



Atenção músicos de Campinas e Região!

Estão abertas as inscrições para participar de programas como Circuito Cultural, Virada Cultural e Cultura Livre

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, abre inscrições para grupos e artistas interessados em participar dos programas de difusão cultural em 2013. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo formulário online disponível no site.


Para fazer parte do Circuito Cultural Paulista é necessário se inscrever entre 6/11/12 até 6/01/13. O programa acontece entre março e novembro, com 80 municípios participantes e apresentações sempre aos finais de semana. Compõem a programação espetáculos nas modalidades de teatro, música, dança e circo.


A Virada Cultural Paulista, que promove, durante 24 horas, a circulação de programação artística em todas as regiões do Estado de São Paulo de forma simultânea, também irá selecionar artistas para a próxima edição. Compõem a programação espetáculos nas modalidades de teatro, música, dança, circo, artes visuais, performances, stand-up e infantil. As inscrições vão de 23/11 à 20/1.


Já o Cultura Livre SP tem a proposta de levar programação cultural gratuita para espaços ao ar livre da cidade de São Paulo. As atividades acontecerão no próximo ano e as inscrições para os artistas interessados em participar vão de 6/11/ a 9/12.


Para o cadastro, é necessário enviar a sinopse do projeto ou espetáculo, histórico do artista ou companhia e das apresentações realizadas, além de informações sobre as necessidades técnicas básicas para a realização. Também é preciso indicar o endereço eletrônico de sites ou redes sociais em que esteja disponível material do grupo para visualização prévia.


Não serão aceitas inscrições por e-mail, nem materiais entregues na Secretaria. Após a avaliação as inscrições, a equipe da Secretaria entrará em contato apenas com os grupos selecionados.Fonte: Assessoria de imprensa - SEC
Data: 23/11/2012

Maiores informações, clicar no link abaixo:
Secretaria de Estado da Cultura

sábado, 24 de novembro de 2012

NOVO VÍDEO DA CARINA MENNITTO - ONE AND ONLY

Este blog tem a missão de divulgar e valorizar os músicos de Campinas e Região.

Já há muito tempo temos acompanhado o trabalho da Carina Mennitto, que é um nome que vem despontando com muito sucesso no meio musical. Portanto, ao divulgar mais esse video clip da Carina, onde ela faz um cover da Adele na música One and Only, sentimo-nos mais uma vez ter cumprido a nossa missão!

Parabéns Carina, o video clip ficou show!


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

LINDA HOMENAGEM AOS MÚSICOS CAMPINEIROS QUE ESTÃO TOCANDO NO CÉU

Esta homenagem feita pelo amigo Valdir Novaes de Souza, aos 150 músicos campineiros que já partiram desta vida para formar uma orquestra no céu! Lindíssima! Vejam:


22 DE NOVEMBRO - DIA DE SANTA CECÍLIA - A PADROEIRA DOS MÚSICOS!

Santa Cecília

A padroeira dos músicos!


Santa Cecília é uma santa cristã, padroeira dos músicos pois quando ela estava morrendo, ela cantou a Deus. Não se tem muitas informações sobre a sua vida. É provável que,tenha sido martirizada entre 176 e 180, sob o império de Marco Aurélio. Escavações arqueológicas não deixam dúvidas, sobre a existência, mas sua história só foi registrada no século V, na narrativa Paixão de Santa Cecília.
Sua história Segundo este relato, Cecília seria da "nobre família romana dos Metelos, filha de senador romano e cristã desde a infância".Ela foi dada em casamento,contra a vontade,a um jovem chamado Valeriano. Se bem que tivesse alegado os motivos que a levavam a não aceitar este contrato, a vontade dos pais se impôs de maneira a tornar-lhe inútil qualquer resistência. Assim se marcaria o dia do casamento e tudo estava preparado para a grande cerimônia. Da alegria geral que estampava nos rostos de todos, só Cecília fazia exceção. A túnica dourada e alvejante peplo que vestia não deixavam adivinhar que por baixo existia o cilício, e no coração lhe reinasse a tristeza. Estando só com o noivo, disse-lhe, Cecília com toda a amabilidade e não menos firmeza: “Valeriano, acho-me sob a proteção direta de um Anjo que me defende e guarda minha virgindade. Não queiras, portanto, fazer coisa alguma contra mim, o que provocaria a ira de Deus contra ti”. A estas palavras, incompreensíveis para um pagão, Cecília fez seguir a declaração de ser cristã e obrigada por um voto que tinha feito a Deus de guardar a pureza virginal. Disse-lhe mais: que a fidelidade ao voto trazia a bênção, a violação, porém, o castigo de Deus. Valeriano,ficou "vivamente impressionado" com as declarações da noiva, respeitou-lhe a virgindade, converteu-se e recebeu o batismo naquela mesma noite. Valeriano relatou ao irmão Tibúrcio o que tinha se passado e conseguiu que também ele se tornasse cristão. Turcius Almachius, prefeito de Roma, "teve conhecimento da conversão do dois irmãos. Citou-os perante o tribunal e exigiu peremptoriamente que abandonassem, sob pena de morte, a religião que tinham abraçado. Diante da recusa formal, foram condenados à morte e decapitados". Também Cecília, " teve de comparecer na presença do juiz. Antes de mais nada, foi intimada a revelar onde se achavam escondidos os tesouros dos dois sentenciados. Cecília respondeu-lhe que os sabia bem guardados, sem deixar perceber ao tirano que já tinham achado o destino nas mãos dos pobres. Almachius, mais tarde, cientificado deste fato, enfureceu-se e ordenou que Cecília fosse levada ao templo e obrigada a render homenagens aos deuses. De fato foi conduzida ao lugar determinado, mas com tanta convicção falou aos soldados da beleza da religião de Cristo que estes se declararam a seu favor, e prometeram abandonar o culto dos deuses." Almachius, "vendo novamente frustrado seu estratagema, deu ordem para que Cecília fosse trancada na instalação balneária do seu próprio palacete e asfixiada pelos vapores d’água. Cecília teria sido então protegida milagrosamente, e embora a temperatura tivesse sido elevada a ponto de tornar-se intolerável, ela nada sofreu". Segundo outros mitos, a Santa "foi metida em um banho de água fervente do qual teria saído ilesa". Almachius recorreu então à pena capital." Três golpes vibrou o algoz sem conseguir separar a cabeça do tronco. Cecília, mortalmente ferida, caiu por terra e ficou três dias nesta posição. Aos cristãos que a vinham visitar dava bons e caridosos conselhos. Ao Papa entregara todos os bens, com o pedido de distribuí-los entre os pobres. Outro pedido fora o de transformar a sua casa em igreja, o que se fez logo depois de sua morte". Foi enterrada na Catacumba de São Calisto.


Estátua de Stefano Maderno sobre sua tumba, imitando a postura em que seu corpo foi descoberto.

Sono de Santa Cecília.

As diversas invasões dos godos e lombardos fizeram com que os Papas resolvessem a transladação de muitas relíquias de santos para igrejas de Roma. O corpo de Santa Cecília ficou muito tempo escondido, sem que lhe soubessem o jazigo. Uma aparição da Santa ao Papa Pascoal I (817-824) trouxe luz sobre este ponto. Achou-se o caixão de cipreste que guardava as relíquias. O corpo, foi "encontrado intacto e na mesma posição em que tinha sido enterrado". O esquife foi "achado em um ataúde de mármore e depositado no altar de Santa Cecília". Ao lado da Santa acharam seu repouso os corpos de Valeriano, Tibúrcio e Máximo. Em 1599, por ordem do Cardeal Sfondrati, foi aberto o túmulo de Santa Cecília e o corpo encontrado ainda na mesma posição descrita pelo papa Pascoal. O escultor Stefano Maderno que assim o viu, reproduziu em finíssimo mármore, em tamanho natural, a sua imagem. A Igreja ocidental, como a oriental, têm grande veneração pela Mártir, cujo nome figura no cânon da Missa. O ofício de sua festa traz como antífona um tópico das atas do martírio de Santa Cecília, as quais afirmam que a Santa, nos festejos do casamento, ouvindo o som dos instrumentos musicais, teria elevado o coração a Deus nestas piedosas aspirações: “Senhor, guardai sem mancha meu corpo e minha alma, para que não seja confundida”. Desde o século XV, Santa Cecília é considerada padroeira da música sacra. Sua festa é celebrada no dia 22 de Novembro, dia da Música e dos Músicos. Compositores eruditos importantes como Henry Purcell, Georg Friedrich Händel e Benjamin Britten escreveram composições em sua honra, apareceu em poesias de John Dryden, Alexander Pope e W. H. Auden, e músicos populares também fizeram referência a ela, como Paul Simon, David Byrne e Brian Eno.

Imagem de Santa Cecília no altar-mor da igreja a ela dedicada em Porto Alegre

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Cec%C3%ADlia

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

NOTA DE FALECIMENTO - BUDA







É com MUITA TRISTEZA que informamos que o querido professor e amigo Wagner Barbosa (percussionista e batera) faleceu esta manhã.

Apelidado carinhosamente de Buda, Wagner já não estava bem ontem (durante um ensaio) e na última semana vinha reclamando sobre uma gripe que chegou a virar pneumonia.

Infelizmente hoje, pela manhã, ele teve um infarto fulminante.


A família pede ajuda na divulgação.


O blog Boa Música Campineira consternado deseja a todos da família e amigos MUITA FORÇA E PAZ nesse momento.

Informações sobre o velório e sepultamento através do telefone (19) 3255-3999.